Instituto Pensar - IBGE disponibiliza arquivos da pesquisa ‘Regiões de Influência das Cidades’

IBGE disponibiliza arquivos da pesquisa ‘Regiões de Influência das Cidades’

por: Mônica Oliveira 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando arquivos abertos de dados, informações e levantados sobre a pesquisa Regiões de Influência de Cidades (REGIC), 2007, para todas as metrópoles e capitais regionais do país. Ao todo, as informações contemplam 81 centros urbanos brasileiros.

Além de aumentar o conhecimento sobre a dinâmica espacial dos territórios, as informações servem de subsídios para estudos sobre a rede urbana, podendo embasar respostas a demandas na área de transportes e deslocamento populacional. Profissionais de diversas áreas podem se apropriar dos dados para entender dinâmicas de mercado, comparando a padrões prévios, com ocorrência em território nacional.

Os conteúdos podem ter fins práticos, situando gestores públicos sobre a localização de atividades econômicas para, por exemplo, alocarem serviços como escolas e hospitais à população.

O material está disponível para download na página do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/Regic/shapes/) e em forma de serviço na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), pelo link: www.inde.gov.br

Saiba mais aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: